terça-feira, 19 de julho de 2016

Duas fatias de pão integral contêm 2 colheres de açúcar?


Na semana passada, um artigo no excelente site Green Me me deixou perplexa: duas fatias de pão integral possuem mais de duas colheres de açúcar. Embora haja grande quantidade de farinha refinada na composição desse pão, imaginem como deve ser o pão totalmente branco em relação a essa questão...


Pão integral

Há alguns anos me senti desconfortável ao saber que os níveis de glicose são elevados de forma significativa após a ingestão dos carboidratos simples do pão branco, um produto aparentemente salgado. Acredito inclusive, que a maior parte das pessoas desconheça esse fato.


Segundo o mesmo post do Green Me, a composição da farinha de trigo foi sendo modificada de uns 40 anos para cá - e “coincidentemente” os casos de diabetes foram aumentando... Para piorar a situação, a farinha de trigo contém glúten, uma substância altamente inflamatória. Ou seja, é um produto que sobrecarrega o pâncreas e ainda causa ou piora as “ites” de todos os tipos: esofagite, faringite, sesamoidite, sinusite, bursite, gastrite etc.

É triste ver crianças e adolescentes com diabetes adquirida, que necessitam de monitoramento e aplicações diárias de insulina. É triste ver tantos adultos diagnosticados com diabetes emocional. Após ler a matéria, fiquei pensando se a causa de muitos desses casos foi realmente a parte emocional, o excesso de farinha de trigo ou a combinação dos dois.

Nossos avós, nossos pais e nós fomos ensinados a ver o excesso de doces como causadores dessa doença e não o inocente pãozinho do café da manhã.
Quando criança, quantas vezes você já ouviu: “Coma menos doces, que fazem mal”? E quantas vezes você ouviu: “Coma menos pão, que faz mal”?
Eu ouvi muito a primeira advertência, mas nunca a segunda.

Geralmente quem consome pães integrais são pessoas que se preocupam com a saúde e com o bem-estar, até porque eles passam uma imagem proposital de serem mais saudáveis.

Infelizmente, assim como as rações para cães (veja aqui e aqui), os pães integrais não são tão maravilhosos quanto parecem.

Para complicar ainda mais a situação, quais alimentos figuram na base da pirâmide alimentar? Pães, bolos, bolachas, macarrão. Também há tubérculos e grãos, mas quais são os mais consumidos diariamente por nós?

Diante de tudo isso, com muito equilíbrio e sabedoria, acredito que seria muito útil colocarmos em xeque esse hábito que está tão enraizado em nós, mas que pode trazer consequências desastrosas à nossa saúde e qualidade de vida.

Recomendo fortemente a leitura do artigo que inspirou esse post e pesquisas sobre o assunto, pois acredito que esse é aquele tipo de conhecimento que levaremos conosco por toda a vida.


Até breve!




Créditos da imagem: everydayplus - Free Digital Photos