terça-feira, 1 de agosto de 2017

Computadores x Descargas Elétricas


A conexão via cabo da rede de telefonia, através da qual recebemos os dados da internet, não pode possuir filtros, pois tais dispositivos prejudicam a intensidade do sinal, que é muito sensível à interferências.

Modem

Por isso, sobretensões na rede externa – principalmente aquelas ocasionadas por intempéries – podem prejudicar os equipamentos que estejam diretamente conectados à linha telefônica, causando danos aos componentes do modem ou do computador. O segundo caso ocorreu com um colega de trabalho e então pensei em criar esse post, pois suponho que muitas pessoas não saibam que a corrente pode passar pelo modem e atingir a placa-mãe do computador, assim como eu não sabia.

A sobrecarga danificou 3 capacitores, que custaram menos de R$ 2,00 cada, mas a mão de obra custou R$ 130,00. Não sei se o preço foi caro ou não, mas sei que a formação técnica em eletrônica/informática não é barata e exige muita dedicação. Além disso, soldar capacitores (ou qualquer outra coisa) em uma placa-mãe, que tem tantas trilhas e componentes tão próximos, não é para qualquer um. Sobre esse assunto, gostaria de sugerir a leitura do post: Quanto vale o seu conhecimento? Postar link quanto vale o seu conhecimento?

Assim como somos instruídos a retirar os aparelhos eletrônicos das tomadas em caso de tempestades, o mesmo deveria ocorrer com o cabo telefônico conectado ao modem. De qualquer forma, fica a dica. Como precaução, tenho feito assim desde o ocorrido.

Até a próxima!


Créditos da imagem: interphasesolution - Free Digital Photos

2 comentários:

  1. Sou displicente nessas coisas. Só retiro em finais de semana que não fico em casa. E mais para economizar energia dos leds do que por riscos de descargas rsrs

    Cabo de telefone é mais fácil. Deixo normalmente desligado, pois telefone fixo hoje em dia parece que só serve para receber ligações indesejadas...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Eu também não desligava os aparelhos das tomadas (somente o cabo do modem), mas depois que vi o que aconteceu com meu colega, mudei minha atitude.

      Se formos pensar no custo anual que os leds dos aparelhos eletrônicos proporcionam, acho que seríamos mais atentos, pois não é um apenas, mas vários deles. Você tem toda razão, é algo que eu preciso modificar também.

      Parece até que ultimamente telefone fixo e telemarketing tem se atraído de uma forma inexplicável.... rsrsrsrs


      Abraços,

      Excluir